CUIDADOS COM A TATUAGEM

Cicatrização e cuidados após

A tatuagem é uma pigmentação através de agulhas que introduzem a tinta entre a derme e a epiderme, fazendo um ferimento leve na pele, que ficará exposto ao ar, poluição e etc. Com isso, existe a possibilidade de inflamação. Justamente para não ocorrerem problemas, siga as seguintes orientações:

A cicatrização da tatuagem acontece em três fases e o tempo pode variar de pessoa para pessoa. Em média dura em torno de 15 dias, o que não quer dizer que os cuidados devam parar por aí!

Fase 1:

Ao fazer a tatuagem será aplicado plástico filme para proteger o local das impurezas do ar e possíveis “toques”. Após 2 horas, deverá retirar o plástico e lavar bem o local, de preferência com sabonete neutro ou anti-séptico, secar (preferencialmente com papel toalha), deixar cerca de dez minutos ao ar livre e, logo após, aplicar uma fina camada bem massageada com pomada cicatrizante. Deve-se fazer esse procedimento 3 vezes ao dia (manhã, tarde e noite) nos primeiros 3 a 4 dias.

Fase 2:

É quando a tatuagem começa a dar “casquinas”. Deve-se continuar utilizando a pomada, sempre com uma camada fina. As primeiras cascas começam a sair lá pelo sexto dia, dando muita coceira – mas atenção! NUNCA ARRANQUE AS CASQUINHAS! Isso pode fazer com que a tatuagem fique falhada e/ou com pouca cor.

Fase 3:

A tatuagem já está quase cicatrizada, apenas com algumas casquinas, podendo estar ressecada. É necessário continuar com a pomada até que a aparência vidrada/craquelada acabe, sinal de que a pele já está totalmente regenerada. Mas os cuidados não acabam aí. Sempre que for expor a tatuagem ao sol deverá utilizar protetor solar de fator 50 pra cima e, regularmente, aplicar um creme hidratante. Seguindo estes cuidados, você terá uma tatuagem com cores vivas e bonitas por muito mais tempo!

Resumo dos cuidados:

1. Retire o plástico após 3 horas.
2. Lave bem e seque com um papel toalha.
3. Aplique pomada cicatrizante 3 vezes ao dia por uma semana.
4. Não coce nem tire a casquinha que se formará.
5. Evite comer carne de porco, camarão ou qualquer alimento que possa provocar inflamação durante 5 dias.
6. Não fique exposto ao sol até total cicatrização, nem mesmo com protetor solar.
7. Não tome banho de piscina, mar, imersão nem faça sauna durante 15 dias.
8. Depois que saírem as cascas, deve-se aplicar hidratante.
9. Depois de cicatrizada, sempre que for à praia ou piscina utilize um protetor solar de 50 pra cima.